segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Animação doBaratão




Estou elaborando uma animação com o Baratão como protagonista. Espero deixar tudo pronto até meados do ano que vem. Já está divulgado na mídia, falta agora trabalhar duro para conseguir realizar esse que sempre foi um sonho para mim.

(reportagem original no link http://db.onorteonline.com.br/quarta/cultura/)


Uma barata muito animada
Invenção do artista Jorge Elô, o 'Baratão' agora será astro de um curta-metragem

Por Oziella Inocêncio


Ele é boêmio e inteligente, tem uma namorada perspicaz e amigos engraçados. Às vezes, as circunstâncias da vida lhe são desfavoráveis e quando isso acontece, ele tem bom humor suficiente para rir de si mesmo e fazer piadas utilizando a existência como tema. Assim é o personagem 'Baratão', uma criação do artista Jorge Elô, que já data de quase cinco anos e coleciona admiradores na internet. O artista possui um blog onde expõe tirinhas em quadrinhos (confira em http://aventurasdavidacomum.blogspot.com). Lá o Baratão é o astro principal, sendo que no endereço também podem ser conferidas ilustrações diversas e outros personagens, idealizados pelo artista. A nova empreitada de Jorge é transformar as tirinhas do Baratão num curta-metragem inserido no gênero de animação.
Para isso, os trabalhos já começaram. Conforme Jorge, o enredo do curta-metragem tratará do cotidiano. "Funcionará como uma crítica a passagem dos dias, ao ciclo de tarefas diárias que acaba nos dominando e às vezes embaça nossa sensibilidade", disse. Ele revelou que em resumo, o Baratão acordará, tomará banho e irá ao trabalho obrigado (literalmente) pelos objetos de sua casa, a exemplo do despertador, o chuveiro, os talheres e a xícara. "A história também se tornará ainda mais interessante, posto que procurarei deixar referências implícitas no decorrer da animação. O que já posso adiantar é que o quarto do Baratão foi inspirado na pintura de Van Gogh, O Quarto do Artista em Arles," apontou. A referência ainda é resquício da exposição 'Clássicos à Nanquim', realizada por Jorge no Museu de Artes Assis Chateaubriand (Maac) de Campina Grande, no último mês. Nela, o artista executou releituras de obras de pintores que gravaram seu nome na história da arte, a exemplo de Renoir, Goya, Klimt, Monet, entre outros.

Autodidata, Jorge também cultiva os ideais do chamado 'Homem da Renascença', que se identificava com a diversidade do conhecimento e com a busca de novos sentidos para a própria existência. Elô é roteirista, diretor, ilustrador e animador do curta-metragem. "Sou muito perfeccionista e por isso prefiro fazer eu mesmo o máximo de atividades possíveis no processo criativo", disse. Ele acrescentou que somente ao fim da animação será acrescentada a parte sonora, onde pretende contar com apoio profissional para a realização.

Jorge informou que fazer animação é um sonho que carrega desde criança, quando começou a fazer lutas de bonecos, nas bordas das folhas dos livros da escola. "Quando passava as folhas em velocidade, era possível contemplar os movimentos dos bonecos. Nunca abandonei este sonho e depois de tanto estudo e dedicação, acredito ser possível realizar uma animação com um custo baixo e boa qualidade", destacou. O período de execução do projeto está previsto para seis meses. "Certamente, isso dependerá de conseguir patrocínios a tempo", ponderou. Aqueles que desejarem ser parceiros, na captação de recursos do curta-metragem de Jorge, devem entrar em contato com o artista pelo e-mail jorgeelo@gmail.com. Ele pretende apresentar a animação no Comunicurtas 2009 e fazer uma sessão de estréia no Multiplex de Campina Grande. "Posteriormente, pretendo inscrever a animação no circuito nacional, e quem sabe internacional, de curtas que acontecem no Brasil o ano inteiro", disse.

3 comentários:

Josemberg disse...

Legal mesmo essa idéia de um curta. Sou irmão de Vanessa Monteiro, e moro rm Brasília, sempre olho seu blog e curto muito suas "histórias" parabéns pelo trabalho e sucesso sempre.

VaNeSsA ;) disse...

olha eu aquiiiiiiiiii...
Meu irmão adora o baratãoo..
beijossss

splendid disse...

city5688
den777
dark775
room522
door444